[ Homepage ] [ Notícias do dia ] [ Notícias anteriores ] [ Consultas ]

 

INFOENER SISTEMA DE INFORMAÇÕES ENERGÉTICAS: EM DIA COM A ENERGIA

Banco de Dados "Em dia com a Energia"

é um conjunto de sínteses diárias de aproximadamente, 50.000 notícias sobre energia e as respectivas imagens, geradas a partir de uma seleção criteriosa de artigos dos principais jornais brasileiros: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico. A base de dados disponível via internet refere-se às notícias veiculadas a partir de janeiro de 1998. As demais notícias, selecionadas e inseridas no banco de dados a partir de 1993, estão sendo disponibilizadas para consulta junto ao serviço de Apoio à Pesquisa na sede da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo.

 

Público

o módulo "Em dia com a Energia" foi desenvolvido visando atender necessidades pontuais e ágeis sobre as notícias diárias de energia divulgadas pelos principais jornais brasileiros para consulta de executivos, consultores, especialistas, pesquisadores e educadores em geral, através de uma opção moderna e abrangente é a Internet., em formato de banco de dados.

 

Concepção

constitui-se em um produto desenvolvido com base na proposta de parceria entre projetos de diferentes entidades que congregando objetivos comuns para a sistematização e pesquisa de dados, viabiliza a concretização de um sistema de informações.

 

Objetivos comuns

racionalizando conhecimento, esforços de profissionais e recursos permite a obtenção de resultados fundamentais de informações sistematizadas e precisas para o equacionamento de políticas energéticas para o país.

 

O que é

Infoener - Sistema de Informações Energéticas

trata-se de um conjunto abrangente de informações sobre energia, agrupadas em diversos módulos representativos dos principais segmentos do setor energético. Teve início em 1993 com o objetivo de atender às necessidades de informações sobre energia no contexto do Curso Interunidades de Pós-Graduação em Energia. Foi lançado e implantado gradualmente no formato de um projeto vinculado ao programa de trabalho do Centro de Excelência em Distribuição de Energia Elétrica, no âmbito do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo. Seu desenvolvimento deu-se em diferentes ritmos, contextos e estágios, porém, a sua idéia e propósitos foram convincentes para tornar-se um produto patenteado da Universidade de São Paulo.